sexta-feira, 1 de março de 2013

CULTURA PARA DESENVOLVER

Muriaé será sede, no dia 7 de março, do lançamento do programa “Minas Território da Cultura”, uma iniciativa do Governo do Estado que visa profissionalizar e qualificar as instituições culturais e os grupos artísticos do interior, através de seminários, cursos e capacitações. 

A apresentação do projeto será feita a partir das 09h, no Teatro Zaccaria Marques, na Fundarte, com palestras, debates e mesas redondas, além de atividades artísticas, oferecidas pela Secretaria de Cultura de Minas Gerais, na parte da noite, na Praça João Pinheiro.

O evento irá reunir prefeitos da região da Zona da Mata, presidentes das Câmaras Municipais, deputados da região, produtores culturais e entidades envolvidas com o fortalecimento de ações culturais. Também estará presente a secretária de Estado da Cultura de Minas Gerais, Eliane Parreiras.

O “Minas Território da Cultura” irá percorrer, entre 2013 e 2014, as dez macrorregiões do Estado, apresentando ações e programas culturais do Sistema Estadual de Cultura, por meio das superintendências e entidades vinculadas, em cada uma destas regiões, em articulação com a comunidade, instituições culturais, artistas e produtores.

Muriaé foi escolhida como sede de lançamento por ser polo cultural de importância regional. “Ficamos honrados por sermos escolhidos para sediar a abertura deste importante programa e vemos que nossas ações na área da cultura já se fazem notar por toda região. Minas é um dos estados mais ricos do país e manter a cultura como processo de desenvolvimento econômico e social fortalece a cidadania e amplia horizontes”, destaca a diretora Geral da Fundarte, Gilca Napier.

Fonte : Rádio Muriaé / Fundarte



Lançamento do Programa MINAS Território da Cultura na Região da Zona da Mata.

 O evento, que contará com uma programação de palestras, terá a presença de prefeitos,
secretários de cultura, gestores e produtores culturais e artistas.

Presença da Secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras
  
  Data: 7 de março - quinta-feira


Horário: das 10h às 12h – Abertura Oficial e Palestra MINAS Território da Cultura


Das 14h às 17h – Palestra Metodologia de Atendimento Integrado e
Sustentável – M.A.I.S. e Projetos Territoriais
Local: Teatro Zaccaria Marques
Endereço: Avenida Constantino Pinto, 400 – Centro

20h – Coral Lírico de Minas Gerais
Local: Teatro do Colégio Santa Marcelina
Endereço: Rua Dr. Antônio Canêdo

ENTRADA FRANCA

Mais informações do programa: http://www.cultura.mg.gov.br/territoriodacultura/

Detalhes:

DINÂMICAS TERRITORIAIS - POLÍTICA CULTURAL
  Palestra Minas Território da Cultura
   

  Palestra sobre a estrutura de funcionamento Sistema Estadual de Cultura, bem como sobre as ações e programas de estímulo à cultura mantidos pelo Governo de Minas. Também será apresentado o calendário de atividades do MINAS Território da Cultura na Zona da Mata.

   
  Palestrante: Eliane Parreiras, secretária de Estado de Cultura.


DINÂMICAS TERRITORIAIS - POLÍTICA CULTURAL
  Palestra Metodologia de Atendimento Integrado e Sustentável  M.A.I.S. e Projetos Territoriais
   
  Palestra proferida pela Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, que aborda a importância dos municípios mineiros trabalharem de forma associada e integrada, apontando benefícios e as modalidades de associativismo. Ainda, trata da Metodologia de Atendimento Integrado e Sustentável – M.A.I.S, que atende às demandas coletivas de municípios para a construção de um plano de orientação para microrregiões de planejamento do Estado.

   
  Palestrante: Manuella Abdanur de Paula Machado, superintendente de Interiorização.



TERRITÓRIOS CRIATIVOS - MÚSICA
  Coral Lírico de Minas Gerais
  
  Criado em 1971, o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG), um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, é um dos raros grupos que possui uma programação artística permanente e que interpreta um repertório diversificado que inclui motetos, polifonias, óperas,
oratórios e concertos sinfônico-corais. Dentro da política de difusão do canto lírico promovida
pelo Governo de Minas, o Coral Lírico desenvolve diversos projetos que incluem Concertos no Parque, Lírico no Museu, Concertos Didáticos e participação nas Temporadas de Óperas realizadas pela Fundação Clóvis Salgado. O objetivo é fazer com que o público possa conhecer e fruir a música coral de qualidade, além de vivenciar o contato com os artistas. Atualmente, o Coral Lírico de Minas Gerais tem como regente titular o maestro Lincoln Andrade.
  

Informações:
Fundarte: (32)3696-3366
Superintendência de Interiorização (31) 3915-2680

Nenhum comentário:

Postar um comentário