quarta-feira, 25 de abril de 2012

Festas Sustentáveis!




Após a postagem sobre “Casamento Sustentável” surgiu a ideia de comemorar o aniversário do meu filho com uma festa sustentável.

Foi uma combinação de vários fatores: uma gincana de reciclagem de óleo de cozinha que a escolinha dele está participando, meu novo trabalho na área ambiental e as pesquisas que me motivam no blog. Pronto: a ideia estava formada! Só precisava da aceitação do meu filhote...

E ele simplesmente adorou! E anda juntando mil materiais para usarmos na nossa festa. Ah, pois é, já pensando na sustentabilidade, resolvemos comemorar nossos aniversários na mesma data.

Bom, a primeira decisão foi que faríamos a festa durante o dia. Como será em outubro e nossa cidade é quente, faremos no sítio da família, com direito a usar piscina e brincadeiras ao ar livre. O consumo de energia reduz em cerca de 60% .

Logo expliquei ao Matheus que neste tipo de festa não poderia haver balões de látex, nem frituras em excesso. Ele nem se importou pra surpresa minha!

Iniciei minha pesquisa em vários sites que já trataram do tema e consegui ótimas idéias que divido aqui com vocês.

Toda festa começa com convite, então resolvemos usar o meio virtual para entrega da maioria deles, e somente quando necessário usaremos os impressos em papel reciclado.

A lista de convidados deverá ser bem pensada, focando nas pessoas realmente indispensáveis, evitando um número exagerado de convidados. Quanto mais convidados, mais comidas e bebidas serão consumidos, além de convites e lembranças.

O cardápio será bem natural, um almoço provavelmente, ou brunch, com delícias bem coloridas e divertidas, sem frituras e produtos industrializados. Entre as idéias que vi, adorei a do milho verde cozido no palito, espetinho de frutas, sucos naturais, sanduíches coloridos, tortas, saladas.  Tudo bem apresentado para atrair os convidados!



O churrasco será dispensado já que para produzir apenas um quilo de carne são emitidos 3,7 kg de CO2.






Já a decoração irá utilizar vários materiais que já estamos juntando como latas de leite e rolos de papel higiênico. As latas poderão ser usadas como vasos de plantas ou porta velas, já os rolos podem servir na decoração.















Vasos de planta, móveis de madeira, e outros objetos do próprio lugar poderão ser utilizados. Há também o pensamento de usar revistas e jornais velhos para fazermos alguns enfeites. Bem como retalhos de tecidos, garrafas de vidro, latas em geral.




Para servir, nada de plástico! A não ser os rígidos que possam ser reutilizados. Podemos usar um mix de porcelanas, louças ou vidro. Atualmente até podemos encontrar guardanapos de algodão ou linho que podem ser reaproveitados, como os da My Drap, podendo ser lavados até 6 vezes.




As lembrancinhas se forem absolutamente necessárias, podem ser desde kits de jardinagem, sementes ou mudas de plantas com frases educativas. 


Ao final, devemos nos lembrar de recolher os materiais para reciclagem!


Para fechar com chave de ouro, que tal plantar mudas de árvores para compensar o que utilizamos da natureza? 

 

http://mydrap.com/
http://www.depapelreciclado.com.br/
http://www.paperlesspost.com


4 comentários:

  1. Flavia, seu blog esta um barato, realmente muito legal, gostoso de ler e muito instrutivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Sempre que puder apareça por aqui! Beijinhos

      Excluir
  2. Flavinha, que legal!

    Estava pensando sobre a festa do Vinicius e este post me inspitou muito.
    Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso! Já pensando na festa do Vinícius??? Meu Deus e eu ainda nem o conheço... Beijos!

      Excluir