segunda-feira, 26 de março de 2012

Exposições no CCBB Rio de Janeiro

Gentem, exposições imperdíveis:


1) Anticorpos – Fernando & Humberto Campana 1989-2009

Até dia 6 Maio

A alegria, o improvável, a ousadia, o improviso e demais singularidades da vida brasileira têm a sua mais bela tradução nas peças icônicas dos Irmãos Campana, sensibilidade que, combinada ao domínio da gramática cultural – da popular à erudita – tornou a dupla mundialmente reconhecida. Organizada pelo Vitra Design Museum (Weil am Rhein, Alemanha), a exposição, dividida em núcleos, aponta a variedade formal e de materiais usados pelos irmãos, ao mesmo tempo em que mantém o processo do design transparente. Contempla, ainda, a biografia de Fernando e Humberto, filmes, fotos e, a partir das duas cadeiras que marcaram o início da carreira (Negativo e Positivo, 1989), os objetos chaves, decisivos para o crescimento das formulações acerca dos princípios criativos.



Curadoria: Mathias Schwartz-Clauss.


2)Tarsila do Amaral – Percurso Afetivo

Até 29 de Abril


Primeira exposição individual nos últimos 40 anos no Rio de Janeiro de uma das mais importantes e emblemáticas artistas brasileiras. Tarsila do Amaral tem seu nome registrado na história da arte brasileira como uma vanguardista com presença marcante no Modernismo Brasileiro envolvendo-se de forma direta nos movimentos Pau-Brasil e Antropofágico. 

Curadoria: Antonio Carlos Abdalla e Tarsilinha do Amaral.

Esta eu vi e amei, numa esticada cultural após o fervilhante Carnaval do Rio. Além de trabalhos da artista, você poderá conferir croquis, desenhos e objetos pessoais.
O CCBB não pode faltar no roteiro cultural de quem estiver pelas bandas do Rio de Janeiro. Incrível como o lugar ferve de gente! E não só de turistas, mas muitos cariocas marcam presença prestigiando as exposições, teatro e sessões de cinema.
Após a rodada pela expô da Tarsila (infelizmente a dos Irmãos Campana inauguraria somente dia 28 de fevereiro), demos uma esticada pela Livraria da Travessa e seu bistrô igualmente agradável.

Detalhe: as exposições são gratuitas.

Mais informações sobre as exposições no site do CCBB: http://www.bb.com.br/portalbb/page501,128,10154,0,0,1,1.bb?&codigoMenu=9890

Nenhum comentário:

Postar um comentário